José Alencar comemora "sucesso absoluto"

Vice-presidente anuncia em programa partidário que o tratamento do câncer teve bons resultados. Apenas não adiantou se sairá candidato ao Senado ou ao governo de Minas

Belo Horizonte – O vice-presidente da República, José Alencar, disse nesta segunda-feira estar mais perto de vencer sua batalha contra o câncer, que dura 13 anos. "É um verdadeiro milagre o que está acontecendo comigo. Os tumores estão definhando, acabando, sumindo", disse o vice-presidente, antes de participar de um evento, em Belo Horizonte.

Durante a manhã, ele já havia declarado, durante a gravação do programa do PRB, que os novos exames realizados na última semana, em São Paulo, demonstraram "sucesso absoluto". Na gravação, que vai ao ar na quinta-feira, Alencar inicia sua fala comentando os resultados dos exames, dizendo: "Hoje em tenho uma boa notícia".

A boa saúde de Alencar o credencia para disputar as eleições de outubro. "Sou um soldado, quero colaborar para que as coisas estejam bem no meu estado e no meu país", disse o vice-presidente, que avalia ainda não haver pressa para definições a respeito do cargo que disputará. "As decisões chegarão a seu tempo", disse.

Atropelo

O vice-presidente demonstrou estar mais disposto a brigar por uma vaga no Senado, por causa da sua idade (em outubro terá 79 anos) e por causa de sua saúde. No entanto, não descartou a hipótese de ser o candidato da base aliada do presidente Lula ao governo de Minas, desde que a decisão não signifique um atropelo, mas atendimento ao desejo dos aliados.

"O que se deseja é que em Minas Gerais haja um governo com a bênção do presidente Lula. O convite (para que seja candidato) é uma coisa que pode até ser feita, agora é preciso que haja vontade das pessoas e razão para isso", disse Alencar, que recebeu na noite desta segunda-feira um telefonema do presidente, parabenizando-o pelos resultados dos exames.

O vice-presidente disse desconhecer a suposta preferência de Lula pelo ministro das comunicações, Hélio Costa (PMDB), para a cabeça da coligação PT-PMDB ao governo de Minas, que teria sido explicitada na última semana ao ministro, segundo dirigentes peemedebistas. "Se ele fez isso, não me contou."

Disputa

Alencar afirmou ter preferência por um palanque único em Minas unindo a oposição ao governo Aécio, mas lembrou que nem sempre "querer é poder". "Precisamos fazer em Minas um palanque unido, mas isso não significa que não vamos administrar também se for o caso de dois palanques. Agora, se houver um só, seria melhor", disse.

Dirigentes estaduais do PT e do PMDB não se entendem e ainda não há um entendimento em torno do nome que representará a coligação na chapa ao governo de Minas. Além de Hélio Costa, brigam pela vaga o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.

Dirigentes do PR procuraram o vice-presidente recentemente, em Brasília, para dizer que o apoiariam caso decida ser candidato ao governo de Minas. Durante a gravação do programa do PRB, na manhã desta segunda-feira, na capital da República, Alencar fez referência aos resultados dos últimos exames a que se submeteu no tratamento contra o câncer, feitos no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Mas, segundo a assessoria, durante a gravação ele não fez qualquer referência aos planos para as eleições de outubro.

Homenagem

No programa que vai ao ar na quinta-feira, será feita uma homenagem ao vice-presidente, relembrando sua trajetória ao lado do presidente Lula.

No vídeo, Alencar aparecerá ao lado do senador Marcelo Crivela (PRB-RJ) e do presidente nacional do partido, Vitor Paulo.

Bem-humorado ao chegar ao estúdio, Alencar não concordou em fazer a maquiagem para a gravação por questão de superstição. "Na eleição de 1994, gravei uma propaganda política e fiz a maquiagem. Aí, um sobrinho meu disse que eu não deveria ter deixado tirar o brilho (do rosto). E eu perguntei o porquê. Ele me respondeu: 'Sem esse brilho, o senhor não vai ganhar a eleição'. Aí, eu perdi. Agora não faço mais maquiagem", disse, arrancando risos dos presentes.

Alternativa

Na tarde desta segunda-feira, em Montes Claros, o ministro Patrus Ananias disse que ficou "muito feliz" ao tomar conhecimento da melhoria das condições de saúde do vice-presidente. "Uma das coisas que me orgulha na vida é ser amigo de um grande homem como José Alencar", afirmou Patrus.

O ministro do Desenvolvimento Social também disse torcer para que Alencar "participe efetivamente do processo eleitoral em Minas". Porém, não respondeu se poderia abrir mão da cabeça de chapa para apoiar uma eventual candidatura do vice-presidente à sucessão mineira.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top