ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA IDOSOS É TEMA DE SEMINÁRIO NA CÂMARA


Alimentação saudável para idosos é tema de seminário na Câmara
A Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso promoverá no próximo dia 27 de fevereiro o Seminário “Ações no Campo do Cuidado em Saúde do Idoso com Ênfase na Alimentação Saudável”, em parceria com a Associação Comunidade Sustentável. O evento tem como objetivo propiciar o debate e a difusão de saberes sobre a importância da alimentação saudável do idoso e suas respectivas políticas públicas.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado federal Vitor Paulo (PRB/RJ), alerta que “o aumento significativo da população idosa torna a saúde do idoso um importante foco de atenção, uma vez que à medida que a pessoa envelhece, maiores são as chances de desenvolver uma doença crônica”.

O parlamentar republicano cita dados de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indica que quase a metade dos idosos, cerca de 48,9%, do país sofre de mais de uma doença crônica, como diabetes, problemas cardiovasculares e câncer. No subgrupo com 75 anos ou mais, a taxa é de 54%. Entre as doenças, a hipertensão é a que mais aparece (50%) em idosos (acima de 60 anos). Dores na coluna e artrite ou reumatismo também são frequentes e atingem 35,1% e 24,2%, respectivamente, das pessoas nessa faixa etária.

O Seminário será realizado no Auditório Freitas Nobre - Câmara dos Deputados, às 15h00.

Foram convidados para debater o tema o secretário Ricardo Quirino, da Secretaria Especial do Idoso do Distrito Federal; a professora Christina Pedra, presidente da Comunidade Sustentável; a professora e nutricionista Xênia Versiani; e representantes dos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Gabinete do Dep. Vitor Paulo - Brasília.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top