Saúde perto de casa

Saúde perto de casa 


Kênia Cibele do Carmo

Estrutural foi a primeira cidade a receber o Circuito Saúde para Todos, serviço itinerante que oferece atendimento médico e orientação para prevenir doenças.

A população do Distrito Federal conta agora com o Circuito Saúde para Todos. O serviço, lançado neste sábado (23), na Estrutural, percorrerá todas as cidades oferecendo atendimento médico em várias especialidades, além de orientar para prevenir doenças. No local, também são realizados exames e diagnósticos. A ação aconteceu durante todo o dia, em sete tendas montadas na Praça Central da Estrutural, e contou com a participação de cerca de 150 profissionais. Mais de 5 mil pessoas foram atendidas.

Acompanhado pela primeira-dama, Ilza Queiroz, o governador Agnelo Queiroz compareceu ao evento e conferiu o andamento da ação. O governador destacou que este é um segundo momento do resgate da saúde pública no Distrito Federal. “Nós arrumamos a casa com a recuperação dos hospitais, criamos novos leitos e contratamos profissionais especializados para recompor o quadro médico. Agora, estamos aproximando o serviço de saúde da população, sobretudo, com medidas preventivas e, também, possibilitando o diagnóstico de doenças e seu tratamento”, ressaltou.

A primeira-dama, Ilza Queiroz, alertou para a importância do Circuito Saúde para Todos, que tem como foco a promoção, prevenção e a qualidade de vida da comunidade. “A inauguração desse projeto é importante, pois é uma forma de lembrar à população que ela não deve procurar o atendimento médico apenas em casos de emergência. Prevenção é fundamental e pode salvar vidas”, afirmou.
O governador comparou o novo projeto à Unidade Móvel de Saúde da Mulher, também conhecida como Carreta da Mulher. O serviço foi consolidado como referência nacional, por realizar uma grande quantidade de atendimentos. “Mais de 30 mil exames foram feitos desde sua inauguração, em março de 2012, e o serviço está sendo ampliado com mais uma Carreta, para funcionar em duas cidades ao mesmo tempo”, garantiu Agnelo Queiroz.


Satisfeito com a aceitação do Circuito, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, não poupou elogios a sua equipe. “Nossos profissionais estão apresentando aqui todos os serviços oferecidos, hoje, pelo governo para melhorar a saúde da população. Além disso, estamos divulgando como funciona o novo sistema de triagem de pacientes da rede pública de Saúde, que determina por cores a gravidade da situação do paciente e em quanto tempo ele deve ser atendido”, observou.
Para o circuito, foram designados ginecologistas, cardiologistas, infectologistas, dermatologistas, dentistas, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde. A médica infectologista Sônia Geraldes, enquanto atendia um paciente na tenda de Aids/HIV- Hepatites Virais, falou da satisfação em ter sido convocada para compor a equipe. “Sinto-me satisfeita em contribuir na condição de profissional de Saúde. Estamos indo ao encontro do que as pessoas mais precisam oferecendo orientações, exames e encaminhando para o tratamento adequado”, revelou.

Iniciativa aprovada – Para a administradora regional da Estrutural, Maria do Socorro Torquato, a escolha da cidade para o lançamento do Circuito Saúde para Todos foi importante porque a população do local depende quase que exclusivamente do serviço de saúde público. “Nós temos aproximadamente 45 mil habitantes que necessitam do atendimento na rede pública. Aqui, eles têm a oportunidade de ser atendidos e encaminhados no mesmo dia e receber tratamento para possíveis problemas diagnosticados”, analisou.

Inês Maria da Conceição Silva, 35 anos, auxiliar de serviços gerais, levou seu filho Nelson Junior, de 10 anos, para fazer avaliação bucal e aprovou a iniciativa. “Essa ação facilita o atendimento de quem precisa. Já faz um tempo que o meu filho não vai ao dentista”, contou, ao mostrar o encaminhamento que recebeu para realizar o tratamento da criança na rede pública de Saúde.


Já o aposentado Geraldo Januário da Silva, 66 anos, hipertenso, aferiu a pressão arterial e também elogiou a ação. “Ampliar o atendimento na área da Saúde, que é uma prioridade, é um passo importante e um benefício muito grande. Eu acredito que essa iniciativa vai fazer com que mais pessoas procurem com maior frequência o serviço médico”.
A agente comunitária de saúde Luciana Roberta Leão foi designada para atuar, neste sábado, na Carreta da Mulher. Ela, que trabalha no Centro de Saúde 4 da Estrutural, destacou a eficiência do projeto. “Os serviços itinerantes ajudam a desafogar o atendimento nas unidades fixas de saúde. Isso mostra que esse tipo de serviço atende as necessidades dos cidadãos”, avaliou.
Para prestigiar o lançamento do programa, estiveram presentes os secretários de Estado de Comunicação, Samanta Sallum, de Educação, Denilson Bento da Costa, de Publicidade, Abimael Nunes; o Deputado Federal, Roberto Policarpo, o administrador do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), José Tenório, e a administradora do Lago Norte Sandra Faraj, entre outras autoridades.

Ailane Silva, da Agência Brasília.


http://www.scia.df.gov.br/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top