Comissão de Meio Ambiente apoia ações de desenvolvimento sustentávelConciliar preservação ambiental e desenvolvimento é uma das preocupações da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia na avaliação de projetos de lei. No primeiro semestre de 2011, o colegiado analisou 28 matérias. Dentre elas, um crédito especial no valor de aproximadamente setenta e sete milhões de reais, em favor de órgãos estaduais como a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A medida garante orçamento para a instituição, criada em janeiro deste ano, viabilizando programas e ações voltados para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. O presidente do colegiado, deputado José Humberto Cavalcanti, do PTB, estima que a Comissão terá um número ainda maior de projetos para avaliar no segundo semestre, tendo em vista a quantidade de novos empreendimentos industriais e obras públicas em fase de implantação no estado. //

No primeiro semestre, a Comissão ainda aprovou a matéria, de autoria do deputado Daniel Coelho, do PV, determinando o atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais para clientes que utilizam sacolas retornáveis. A proposição visa incentivar a sociedade a utilizar bolsas ecológicas de uso retornável para armazenar as compras realizadas nos supermercados.

Outra matéria aprovada é a do deputado Izaías Régis, do PTB. O projeto responsabiliza as empresas pela lavagem dos uniformes usados por seus empregados em Pernambuco. De acordo com a justificativa da proposição, a maioria dos estabelecimentos delega essa lavagem aos próprios trabalhadores, apesar dos riscos à saúde e ao meio ambiente que o processo traz.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top